Itabuna abre Cordel Itinerante com dois espetáculos do TPI
Itabuna será a primeira cidade do projeto Cordel Itinerante – Circulação do Teatro Popular de Ilhéus, com duas comédias que trazem a face ridícula da política suja como pano de fundo. Nesta quinta-feira (12), será apresentada Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. E, na sexta-feira e sábado (13 e 14), chega a vez de O Inspetor Geral – sai o prefeito entra o vice. As apresentações acontecerão às 20 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho. As entradas custam R$ 10 e R$ 5 e a classificação indicativa é 14 anos.
Em cartaz desde novembro de 2006, Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito é um marco histórico para o Teatro Popular de Ilhéus, que completou 18 anos em agosto. A montagem surgiu como resposta aos escândalos políticos que a cidade vivia na época e culminou na cassação do alcaide. Através da peça, o povo foi convocado a exercer seus direitos de cidadão. A comédia traz como protagonista Teodorico Majestade, prefeito da fictícia cidade de Ilha Bela. Acuado em seu gabinete e abandonado pelos seus correligionários, tenta negociar com a população enfurecida.
Com o sucesso de Teodorico Majestade, em 2011 estreou a continuação da história: O Inspetor Geral – sai o prefeito, entra o vice. Inspirado na obra de Gogol, foi um dos projetos selecionados pelo SESI-SP, fazendo temporada de quatro meses na capital paulista. O espetáculo conta a história de Gilton Munheca e seus comparsas, aflitos com a iminente chegada de um inspetor da capital. Ao mesmo tempo, um misterioso viajante aparece em Ilha Bela e recebe tratamento especial dos administradores municipais.
Os dois espetáculos são escritos e dirigidos por Romualdo Lisboa e trazem como pesquisa estética a literatura de cordel, xilogravura, cancioneiro nordestino e o Movimento Armorial. A fim de trocar experiências com artistas e grupos locais, será realizada uma oficina sobre o processo criativo do TPI. A atividade gratuita acontece a partir das 14 horas de sábado (14) com 30 vagas. As inscrições podem ser feitas no blog: www.cordelitinerante.blogspot.com.br. Mais detalhes pelo e-mail tpilheus@hotmail.com ou ligando para (73) 4102-0580.
As ações do Cordel Itinerante não ficarão restritas a Itabuna, onde a produção local é feita pela Saron Produções. A intenção do grupo é levar o projeto aos Centros de Cultura de Valença e Alagoinhas até o final deste mês. E os estudantes de escola pública a partir do Ensino Médio podem conseguir assistir aos espetáculos dos dias 12 e 13 de graça. O projeto reserva 200 ingressos gratuitos para alunos que se enquadrem no perfil, devendo ser retirados com 24 horas de antecedência.